Home / Política / Pré-candidatos ao governo de São Paulo 2026

Pré-candidatos ao governo de São Paulo 2026

Conheça os pré-candidatos ao governo de São Paulo em 2026

Com as eleições estaduais se aproximando, o cenário político de São Paulo começa a se desenhar para 2026. Diversos nomes ganham força como possíveis candidatos ao governo do estado mais populoso do Brasil. Neste artigo, apresentamos os principais nomes em destaque até agora.

Quem são os pré-candidatos ao governo de SP?

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Engenheiro civil e militar da reserva do Exército, Tarcísio é o atual governador de São Paulo, eleito em 2022 com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele ganhou visibilidade nacional como ministro da Infraestrutura no governo federal (2019–2022), sendo reconhecido pela execução de obras e concessões.

Apesar de ser o favorito para reeleição, há rumores de que ele possa disputar a presidência da República. Sua gestão em SP tem foco em parcerias público-privadas, mobilidade urbana e segurança.

  • Geraldo Alckmin (PSB)

Atual vice-presidente da República e médico de formação, Alckmin governou São Paulo por quatro mandatos e é um nome tradicional da política paulista. Após deixar o PSDB, se aliou a Lula em 2022 e mantém forte base eleitoral no estado.

Se decidir voltar à política estadual, pode atrair o eleitorado moderado e progressista. Sua gestão anterior é lembrada pela ênfase em educação e ajuste fiscal.

  • Alexandre Padilha (PT)

Médico infectologista e Ministro das Relações Institucionais, Padilha já foi ministro da Saúde e candidato ao governo de SP em 2014. É um nome de confiança do presidente Lula e pode ser o representante do PT na disputa.

Padilha defende políticas públicas inclusivas, ampliação da atenção básica na saúde e investimento em educação técnica e popular.

  • Pablo Marçal (PRTB)

Coach, empresário e influenciador digital, Marçal é um nome popular nas redes sociais. Em 2022, teve sua candidatura à presidência contestada e ganhou notoriedade entre os jovens conservadores e empreendedores.

Apesar de ainda enfrentar processos judiciais que podem impedi-lo de disputar, ele mantém um discurso combativo, focado em empreendedorismo, combate à “máquina estatal” e liberdade individual.

  • Paulo Serra (PSDB)

Atual prefeito de Santo André, Serra representa a tentativa de reconstrução do PSDB em São Paulo, partido que governou o estado por quase 30 anos. Tem perfil técnico, boa gestão administrativa e forte apoio no ABC Paulista.

Ele defende equilíbrio fiscal, eficiência nos serviços públicos e políticas regionais de desenvolvimento econômico.

  • Marina Helena (Novo)

Economista, ex-diretora do Ministério da Economia e ex-candidata à prefeitura de São Paulo em 2024, Marina Helena representa uma das vozes femininas da nova direita liberal. É vista como renovação dentro do Partido Novo.

Seu foco é em desburocratização, privatizações, gestão por metas e redução do tamanho do Estado. Tem base de apoio jovem e empresarial.

Expectativas para a eleição

O cenário segue indefinido, com articulações políticas ainda em andamento. As decisões de partidos como o PSB, PT e Republicanos serão cruciais para definir a polarização ou abertura para uma terceira via competitiva.

As pesquisas mostram que o eleitorado paulista ainda está dividido entre continuidade e mudança, com espaço para novos nomes ou o retorno de figuras tradicionais.

Conclusão

As eleições de 2026 prometem ser estratégicas para o futuro político de São Paulo e do Brasil. Os próximos meses serão marcados por alianças, movimentações partidárias e a oficialização das candidaturas.

Acompanhe no Todos SP a cobertura completa dos bastidores políticos e os impactos para os paulistas.

Publicado por Todos SP – Abril de 2025

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress